Investir em pequenos negócios é algo que já vem sendo feito com uma grande intensidade em todo o Brasil e saber como montar um mercadinho de bairro pequeno é uma das tantas opções disponíveis para esses investidores novos.
Geralmente esse tipo de negócio é montado em locais pequenos. Afinal o mercadinho não chegam a ser do tamanho de um supermercado.
Mesmo se tratando de algo muito pequeno, é possível obter bons resultados com ele e logo abaixo irei mostrar como conseguir isso e as dicas para você que pretende focar nesse ramo de negócio.
Abrir um mercadinho pode ser sim uma ótima opção, então continue lendo e confira tudo…
Foque em bairros mais afastados do centro
Não adianta querer montar um mercadinho pequeno no centro da cidade, junto aos grandes concorrentes como hipermercados, supermercados e grandes lojas, pois dificilmente irá conseguir se manter e atingir potenciais clientes fieis ao seu negócio. Então será um verdadeiro tiro no pé.
O que você deve fazer nesse caso é focar em bairros mais afastados do centro, onde possa montar seu mercadinho e atingir um grupo de consumidores fixos.
Lógico que seus clientes não serão como os de um grande supermercado e provavelmente terá concorrentes também, no entanto será mais fácil conquistar sua clientela e assim terá a certeza de que todo mês eles voltarão a comprar.
Então a lógica é simples para que ainda não sabe como montar um mercadinho pequeno: Afaste-se dos grandes concorrentes, foque em um público menor e tente fidelizar a maior quantidade de clientes possível, para se tornar uma referencia no bairro todo.
Local para instalar um mercadinho
É preciso dedicar um tempo analisando o bairro onde você pretende montar seu pequeno negócio, até encontrar o ponto comercial ideal.
Eu já vi pequenos mercadinhos montados em locais com cerca de 40m² e até menos que isso. Tudo depende muito do que você tem em mente. Mas no geral, com um espaço medindo cerca de 50m² já dá para abrir um mercadinho de bairro bem legal.
Esse espaço precisa ser suficiente para colocar as gôndolas e prateleiras de produtos, logo na entrada você coloca o balcão de atendimento, no fundo pode ficar um pequeno banheiro e um mini estoque.
Essa questão do estoque é uma das mais complicadas, porque dependendo do tamanho do seu espaço pode não haver lugar para estocar mercadorias. Então você terá que trabalhar apenas com as mercadorias que estiverem expostas nas prateleiras.
Investimento para montar um mercadinho pequeno
Assim como em todos os negócios, para montar um mercadinho de bairro você precisará investir inicialmente um certo valor que pode ser algo variável. Afinal tudo depende do tamanho pretendido, da estrutura para trabalhar e de pequenos gastos comuns com a montagem desse tipo de negócio.
Naturalmente você vai precisar encontrar um bom ponto comercial para alugar, podendo ser em uma rua bem movimentada do bairro, e esse será o seu primeiro gasto. Também será preciso investir em outras coisas necessárias, como expositores para produtos, prateleiras para mercado, freezers para colocar produtos congelados e muitos outros pequenos detalhes.
Tudo isso é só o necessário para instalar seu mercadinho e deixar tudo em pleno funcionamento. Como foi dito anteriormente, tudo é variável nesse tipo de negócio mas de um modo geral acredito que o investimento minimo para começar fique na faixa dos R$ 20 mil Reais.
Tente encontrar bons fornecedores para mercadinho
Uma das grandes dificuldades de quem resolve montar um mercadinho é justamente com relação aos fornecedores de produtos. O certo é que em determinados locais se torna bem difícil encontrar fornecedores para empresas muito pequenas, como é o caso dos mercadinhos de bairros.
A minha dica nesse caso é que faça uma pesquisa junto aos grandes supermercados da sua cidade para tentar descobrir quem são seus fornecedores e assim poder se tornar uma mini empresa com preços competitivos no mercado.
Aproveite também e faça pesquisas em outras localidades, na internet ou em catálogos comerciais para descobrir fornecedores de produtos.
Para tentar dar uma ajuda a quem deseja saber como montar um mercadinho com pouco dinheiro, nós publicamos aqui recentemente uma lista com os principais produtos para mercadinho que são vendidos no mercado e que não podem faltar em seu comércio. De quebra, ainda listamos algumas empresas fornecedoras que podem atender seu mercadinho com produtos de qualidade.
Como divulgar um mercadinho de bairro?
O processo para abrir um mercadinho não se encerra após ter tudo bem organizado e com os produtos disponíveis para vender. É preciso pensar em outro fator muito importante que vai fazer total diferença na hora de buscar os primeiros clientes. Estou falando da divulgação.
Esse processo será responsável pela tomada de conhecimento do seu negócio por parte dos novos clientes e por se tratar de algo pequeno, voltado somente para o publico do próprio bairro, não há a necessidade de utilizar meios muito amplos para divulgação.
O recomendado é que foque na divulgação boca a boca, poderá contratar um carro de som para anunciar pelas ruas do bairro, distribuir panfletos ou algo do gênero.
Nesse inicio você deverá, simplesmente, convidar seu publico alvo para conhecer seu novo negócio. Então será uma estratégia de atração para tentar converte-los em clientes fieis. Aproveite para fazer algum tipo de promoção e chamar ainda mais atenção no bairro.
Vale a pena investir em um mercadinho?
Uma das dúvidas de muita gente é se vale a pena investir nesse negócio e se um mercadinho dá dinheiro? A minha resposta é sim para ambas as perguntas. Porém tudo é muito variável e vai depender de muitos fatores.
Porém de um modo geral, compensa investir na montagem de um mercadinho pequeno, porque um estabelecimento desse tipo consegue atender uma demanda local. Afinal muita gente nos bairros procuram uma solução rápida para comprar um produto e os mercadinhos acabam cumprindo esse papel.
Então vale a pena sim montar esse negócio, desde que você tenha habilidade para o comércio e gosto pela área.
Quanto ao faturamento e lucro de um mercadinho, isso vai variar muito. Sua margem de lucro costuma ficar na faixa dos 30% do valor faturado.
Fonte: Montar um Negócio